Tronco Encefálico

Fotografia de Parte do Cérebro (Nucleos da Base e Tálamo) e do Tronco Encefálico Humano. Este é visto em sua face posterior.

Detalhe da Face Inferior do esplênio do corpo caloso, da face lateral do epitálamo (representado pela glândula pineal, e trígono habenular), do metatálamo (representado pelos copos geniculados), e face lateral do mesencéfalo (mostrando os corpos quadrigêmeos à esquerda, e o pedúnculo cerebral, à direita) e da parte superior da ponte.

Fotografia do tronco encefálico humano (e parte do diencéfalo). Superiormente, notam-se os tubérculos posteriores (pulvinar) do tálamo dorsal, assim como estruturas do metatálamo (corpos geniculados lateral e medial). Abaixo das estruturas supracitadas, a preparação mostra detalhes de uma visão dorso-lateralizada do mesencéfalo humano, com os colículos superiores e inferiores, no tectum, e o pedúnculo cerebral, em vista lateralizada.

Visão da superfície dorso-lateral do tronco encefálico humano. Superiormente, algum tecido diencefálico se faz presente, representado pelo pulvinar e pelo epitálamo (representado pela pineal e pela habênula direita). Como representante ainda de estruturas diencefálicas, nessa preparação, vê-se o corpo geniculado medial direito. Abaixo dessa estruturas, suge o tronco encefálico, representado eminentemente pelo mesencéfalo, e pela ponte, em vista látero-dorsal.

Fotografia de cortes transversais do mesencéfalo humano, em nível cranial (secção superior) e caudal (secção inferior)

Fotografias de cortes transversais do tronco encefálico humano, passando pelo mesencéfalo, em nível cranial (secção superior), e pela ponte (secção inferior).

Fotografia de cortes transversais do tronco encefálico humano, passando pelo mesencéfalo caudal (secção superior), e pela ponte (secção inferior).

Fotografia de cortes transversais do tronco encefálico humano, passando pelo bulbo cranial (A), e em dois níveis do bulbo caudal (B e C).

Fotomicrografia de um corte transversal do mesencéfalo de Rattus norvegicus (Rodentia, Muridae), nível cranial, mostrando um neurônio localizado na substância cinzenta periaquedutal dorsal, responsável pela elaboração do medo e do pânico.

Nossas imagens estão protegidas por Direitos Autorais. Se interessou por alguma imagem de nossas galerias e gostaria de utilizá-las para algum outro fim, entre em contato conosco e saiba como.

© 2015 por Laboratório de Neuroanatomia & Neuropsicobiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

All rights reserved.