Linhas de Pesquisa

 

» Neuroanatomia Descritiva e Funcional das Redes Neurais que Elaboram as Emoções e dos Sistemas Neurônicos Controladores da Dor 

Objetivos: Estudar os circuitos neurais e mediadores químicos do teto mesencefálico e do tegmentum, enfocando sua inserção no controle das respostas de defesa induzidas por estimulação intra-encefálica de natureza aversiva. Estudar a neuroanatomia funcional de vias opióides e GABAérgicas envolvidas no controle das emoções. Estudar as bases neurobiológicas do medo e do pânico. Estudar a organização topográfica e os alvos sinápticos das vias neurais que elaboram os processos antinociceptivos.. 

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Neuroanatomia. 

Setores de atividade: Neurociências. 

Palavras-chave: Colículo superior; Colículo Inferior; Substância negra; Substância Cinzenta Periaquedutal. 

 

» Bases Neuromorfológicas do Comportamento Agressivo e Predatório de Serpentes 

Objetivos: Estudar a organização neuroanatômica dos sistemas neurais envolvidos com a elaboração da agressividade e do medo, assim como do comportamento de ataque e predadório em serpentes brasileiras. Estudar as bases neuropsicofarmacológicas da analgesia induzida pelo medo em serpentes submetidas ao ataque predatório iminente de cobras corais verdadeiras, ofiófagas.

 

» Neuropsicofarmacologia do Comportamento de Defesa e Neurotransmissão nas Redes Neurais que Modulam a Dor 

Objetivos: Estudar as bases neuroanatômicas e psicofarmacológicas da interação entre vias GABAérgicas e opióides envolvidas na modulação do medo e do pânico. Estudar as bases neuroanatômicas e psicofarmacológicas da analgesia induzida pelo medo eliciado por estimulação intra-encefálica de natureza aversiva. Investigar a organização neuroanatômica, os alvos sinápticos e a neurotransmissão dos processos antinociceptivos evocados pelo bloqueio ionóforo de canais de cloro ligados ao GABA, em modelos experimentais de epilepsia. Estudar a neurotransmissão e a relação conectiva entre núcleos do sistema endógeno de inibição da dor.

 

» Bases Neuroetológicas e Psiconeurofarmacológicas do Comportamento Defensivo e Agressivo de Presas Confrontadas com Serpentes Venenosas, Veneníferas e Constrictoras Brasileiras 

Objetivos: Estudar as bases neurobiológicas do comportamento de defesa de roedores (Rattus norvegicus, Meriones unguiculatus, Mus musculus, Mesocricetus auratus) submetidos ao confronto com serpentes corais (Micrurus frontalis, Oxyrhopus trigeminus, Erytrolamprus aesculapii), cascavéis (Crotalus durissus terrificus) e constrictoras ( Boa constrictor amarali, Epicrates cenchria assisi) brasileiras. Estudar a psicofarmacologia do medo e do pânico de hamster dourados e de ratos albinos (variedade W istar) confrontados com serpentes corais verdadeiras e cascavéis brasileiras. Estudar os sistemas neurais envolvidos com a elaboração dos processos antinociceptivos em presas submetidas ao confronto com serpentes venenosas e constrictoras brasileiras.

© 2015 por Laboratório de Neuroanatomia & Neuropsicobiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

All rights reserved.