top of page

Cientistas identificam o que faz o cérebro bloquear memórias indesejáveis


Baixos níveis de ácido gama-aminobutírico podem estar associados à esquizofrenia

Está difícil esquecer aquela bronca do seu chefe chato? A briga com o companheiro? Ainda é domingo e não consegue tirar da cabeça o trabalho a fazer na segunda? Culpe o GABA, como é chamado o ácido gama-aminobutírico. Uma pesquisa comandada pelo neurocientista da Universidade de Cambridge, Taylor W. Schmitz, apontou que o GABA, um neurotransmissor inibidor presente nos mamíferos, como fundamental para suprimir pensamentos e memórias indesejáveis.


Para chegar à conclusão, os pesquisadores utilizaram um equipamento raro e caro, chamado Ressonância Magnética Espectroscópica, ou MRS na sigla em inglês. Com ele, além da imagens da atividade do cérebro, é possível identificar também a química que rola dentro da cabeça.


Depois reuniram 24 jovens saudáveis e, enquanto eram monitorados pelo MRS, os colocaram para jogar. Com um controle com dois botões na mão, foram orientados a apertar um ou outro botão de acordo com as cores que apareciam. O joguinho foi repetido com insistência, até que os participantes já apertassem botões sem nem pensar direito.


Foi então que os pesquisadores introduziram um novo desafio: se a luz fosse acompanhada por um som, nenhum botão deveria ser apertado. Não parece nada muito difícil, mas o teste é normalmente utilizado por cientistas para testar o controle sobre pensamentos e memórias. Quem se sai melhor é porque tem mais domínio sobre seus impulsos ativados pela memória.


As pessoas com maior presença do GABA no hipocampo — a região do cérebro responsável pela memória — foram as que se saíram melhor no teste. Para os pesquisadores, o resultado sugere que algumas doenças mentais, como a esquizofrenia, podem estar relacionados a baixos níveis de GABA no cérebro.


“Nossa habilidade de controlar pensamentos é fundamental para nosso bem-estar”, afirmou o professor Michael Anderson, que participou do estudo. “Quando perdemos essa capacidade, isso causa alguns dos mais debilitantes sintomas das doenças psiquiátricas, como alucinações e patológicas e persistentes preocupações”.

Próximos Eventos
Notícias
Arquivo
Palavras-chave
bottom of page