top of page

Conheça técnicas para você ter sonhos lúcidos


Estudo científicos testou métodos para despertar durante os sonhos. Descubra o mais eficiente para você

Sonhos lúcidos são um mistério. Se o cinema adora explorar o tema, em filmes como A Origem, Waking Life e Sonhando Acordado, a ciência ainda tenta entender os processos que desencadeiam o fenômeno. Apesar de cerca de metade das pessoas já terem despertado em meio a um sonho, e um quarto fazer isso com frequência, é difícil saber quando isso ocorrerá, o que dificulta os estudos.


Um trabalho publicado por um time de pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, decidiu então testar 169 voluntários para verificar a eficiência de três métodos para induzir a ocorrência desses sonhos lúcidos.

Recomendado para você


A primeira é criar o hábito de testar a realidade enquanto se está acordado. No filme A Origem, o personagem de Leonardo DiCaprio utiliza um pião para isso. Se ele parava de rodar normalmente, era a realidade; se rodasse ininterruptamente, era sonho. Mas pode ser qualquer coisa, como jogar uma bolinha para cima, por exemplo. Seu cérebro acaba se acostumando com esse “teste” e o repete durante o sonho. Se a bolinha sair voando ou se transformar no Faustão é sinal de que você está sonhando.


A segunda consiste em acordar cinco horas depois que dormiu, ficar cinco minutos acordado, e voltar a dormir. Um estudo realizado pelo psicofisiologista Steve LaBerge descobriu que os sonhos lúcidos acontecem sempre duram o quinto estágio do sono, chamado de REM. Se tudo der certo e você voltar a dormir rápido, existe a chance de entrar direto nesse estágio, mas com a consciência de que aquilo é um sonho.


Mas foi a terceira técnica que se mostrou mais eficiente, com sucesso em 46% das vezes. Ela é muito semelhante à segunda, mas com uma etapa a mais. Além de acordar na quinta hora de sono, a pessoa tem de se convencer a ter um sonho lúcido. Basta ficar repetindo “Eu vou dormir e ter um sonho lúcido. Eu vou dormir e ter um sonho lúcido”.


Essa técnica tem até um nome: é a indução mnemônica de sonhos lúcidos (MILD na sigla em inglês). “A MILD funciona na memória prospectiva, que é a habilidade de lembrar de fazer coisas no futuro”, afirma o pesquisador que coordenou o estudo, Denholm Aspy. “Repetindo a frase que você vai lembrar que está sonhando forma uma intenção em sua mente de que vai de fato lembrar que está sonhando, levando a um sonho lúcido”. Aqueles que utilizaram as três técnicas reportaram um sucesso de 17% na primeira semana.


Uma reportagem de 2014 da GALILEU traz outras estratégias para ter sonhos lúcidos. Um estudo mostrou que quem consome diariamente 250 mg de vitamina B6 costuma ter “sonhos mais vivos, emocionantes, com cores vivas e histórias mais mirabolantes”. O problema é que a quantidade é muito alta para o corpo humano, podendo acarretar neuropatia sensorial, que é a perda de sensibilidade nas extremidades do corpo.


Outra forma é o Aurora, um gadget em forma de máscara facial que pisca um padrão de luzes e cores enquanto você está dormindo. Segundo a promessa, elas induzem os usuários a terem sonhos lúcidos mais facilmente. Estão em a venda por U$ 299 no site do fabricante.

Próximos Eventos
Notícias
Arquivo
Palavras-chave
bottom of page